Cirurgia Ortognática

Cirurgia Ortognática

QUEM PRECISA DA CIRURGIA ORTOGNÁTICA?

 

Esta pergunta é a mais importante na nossa avaliação, pois o cuidado na correta indicação de qualquer procedimento cirúrgico é a chave para a sua satisfação e consequentemente o  nosso sucesso.

Os pacientes que possuem grandes alterações nos encaixes  dos dentes (mordida errada) associadas a uma alteração na posição dos maxilares (queixo para frente ou para trás, queixo torto), são pessoas que possivelmente serão corretamente tratadas com a Cirurgia Ortognática.

Um outro grupo de pacientes que se beneficiarão com esta modalidade cirúrgica são os pacientes portadores de Apnéa Obstrutiva do Sono,  porém, vale ressaltar que, para esse grupo, existem formas mais conservadoras de tratamento e que a Cirurgia terá um excelente resultado para os pacientes que não obtiveram resultados e ou não se adaptaram com as formas de tratamento menos invasivas.

COMO É REALIZADA A CIRURGIA ORTOGNÁTICA?

 DIAGNÓSTICO BUCOMAXILAR

DIAGNÓSTICO BUCOMAXILAR

 PLANO DE TRATAMENTO

PLANO DE TRATAMENTO

 TRATAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO

TRATAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO

 PLANEJAMENTO VIRTUAL DA CIRURGIA

PLANEJAMENTO VIRTUAL DA CIRURGIA

 CIRURGIA ORTOGNÁTICA

CIRURGIA ORTOGNÁTICA

 PÓS OPERATÓRIO

PÓS OPERATÓRIO

A equipe na maioria das situações é multidisciplinar. É importante que profissionais treinados e experientes atuem em grupo no manejo das deformidades dento-faciais. Dentre eles citamos: Cirurgião BucomaxiloFacial, Ortodontista – Aparelho Dentário , Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Psicólogo. Cada profissional atuando no preparo pré-operatório, durante o procedimento cirúrgico e no acompanhamento pós-operatório.

Essa é um informação importante para todas as pessoas que irão passar por este tipo de tratamento. Em média nossos pacientes retornam para as suas atividades profissionais em 25 dias. Entretanto, vários fatores influenciam a recuperação pós operatória e consequentemente, o retorno de nossos pacientes para as suas atividades rotineiras.

1- Acreditamos e verificamos que, uma equipe Cirúrgica composta por profissionais devidamente capacitados e entrosados para a realização da cirurgia ortognática é fundamental para uma recuperação mais eficiente. Apostamos nesta filosofia de trabalho, dessa forma, montamos uma equipe de 04 cirurgiões que realizam sempre, todas as nossas cirurgias.

2- Um outro ponto importante a ser observado nesta dinâmica é a variação individual. É sabido que, cada ser humano responde de forma diferente ao mesmo estímulo. Observamos claramente isso em nossa rotina, ou seja, muitas vezes realizamos a mesma cirurgia, com os mesmos profissionais, demoramos o mesmo tempo (aproximadamente 3 horas), com o mesmo anestesista, e observamos recuperações distintas em pessoas diferentes.

3- A fisioterapia pós operatória é um ponto chave que acelera a recuperação de nossos pacientes, o edema pós operatório regride rapidamente após o início desta fase.

4- Não poderíamos deixar de falar que, a boa recuperação está também associada ao seguimento criterioso das orientações prescrita pelo cirurgião.

Após a finalização do tratamento Ortodôntico, iniciamos para todos os casos, o planejamento virtual para a Cirurgia Ortognática, ou seja, de posse desta tecnologia, através de um programa de computador, podemos realizar uma cirurgia virtual e constatar o caminho mais apropriado para cada paciente, antes da cirurgia propriamente dita. Isso proporciona mais segurança, qualidade e previsibilidade para os nossos pacientes.

Realizamos a Cirurgia Ortognática baseado em uma série de protocolos preestabelecidos pela literatura científica mundial. Inicialmente o paciente é diagnóstico pelo Cirurgião Bucomaxilo ou pelo Ortodontista com a sua específica deformidade facial, Após constada a necessidade da Cirurgia Ortognática, é criado um plano de tratamento específico para o seu caso. O mesmo é realizado conjuntamente pelo Cirurgião Bucomaxilo, Ortodontista e com a participação do paciente. Após isso, o tratamento Ortodôntico pré operatório é iniciado e os dentes são corretamente posicionados para a Cirurgia.

Não. A cirurgia é realizada completamente por dentro da boca sem o inconveniente de cicatriz externa.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.